Energia

Primeiro posto de hidrogénio do país serve sobretudo autocarros

Primeiro posto de hidrogénio do país serve sobretudo autocarros

Empresa portuguesa inaugurou primeira unidade móvel em Cascais enquanto não for construída uma infraestrutura física.

É no concelho de Cascais que desde meados deste mês está disponível o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal. Fabricada pela empresa nacional PRF, a unidade serve sobretudo para os dois autocarros movidos a esta energia e que foram fabricados pela CaetanoBus. Mas para um carro ligeiro passar por lá é bem mais difícil.

"Este é um posto dedicado à Cascais Próxima [empresa de mobilidade municipal]. Admitimos que, caso haja interessados em abastecer os seus veículos, a empresa o permitirá", refere, por escrito, ao Dinheiro Vivo, o responsável de negócio da PRF, Manuel Fonseca. Nesse caso, o abastecimento será gratuito porque o posto não conta com uma solução para pagamento.

A primeira estação de hidrogénio abastece os veículos, para já, a metade da pressão habitual, com 350 bar. Os primeiros utilizadores são os dois autocarros que a Câmara de Cascais comprou à portuguesa CaetanoBus e que têm autonomia de 400 quilómetros com um só abastecimento, graças às células de combustível e às baterias instaladas no tejadilho. No futuro, será possível abastecer os veículos a 700 bar.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG