Elon Musk

Tesla está a criar um robô humanóide

Tesla está a criar um robô humanóide

Depois de dominar o mercado de veículos elétricos e lançar-se na multimilionária corrida espacial, o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou o seu próximo grande projeto: a fabricação de robôs humanóides.

Esta quinta-feira, o empresário anunciou que terá um protótipo inicial do "Tesla Bot" até ao próximo ano.

Baseado na mesma tecnologia dos veículos semiautónomos da empresa, o robô deverá ser capaz de realizar tarefas básicas repetitivas, com a intenção de tornar livres os humanos de trabalhos perigosos, ou maçantes, explicou Musk, num evento online sobre os avanços da Tesla em Inteligência Artificial.

"A Tesla é a maior empresa de robótica do mundo, porque os carros são robôs semissensíveis sobre rodas", afirmou. "Portanto, faz um certo sentido pô-lo na forma humanóide", acrescentou.

O anúncio surge numa altura em que a empresa se encontra sob crescente escrutínio pelo seu sistema de direção assistida. O sistema está a ser investigado pelas autoridades reguladoras dos EUA,, após a ocorrência de uma série de acidentes.

A Tesla é conhecida por fazer os motoristas acreditarem que os veículos dotados do sistema "Autopilot" (piloto automático) conseguem conduzir sozinhos. A polémica sobre o "Autopilot" não foi abordada na conferência online de quinta-feira, que durou duas horas e meia, e nenhuma pergunta foi feita sobre o assunto por parte do público.

PUB

Por outro lado, Musk garantiu que o seu futuro robô será "benigno". Segundo o CEO, o Tesla Bot, que terá mãos com cinco dedos, será "amigável" e construído de forma a que, em qualquer situação, "se possa fugir dele e desligá-lo". "Espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe", brincou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG