Cérebro

Toyota cria uma bicicleta que "lê a mente"

Toyota cria uma bicicleta que "lê a mente"

A Toyota criou uma bicicleta que consegue "ler mentes". A Prius X Parlee, a versão duas rodas do carro híbrido Toyota Prius, nasceu de uma parceria com a empresa de bicicletas Parlee e a empresa de design Deeplocal. Veja o Vídeo.

A marca Toyota criou a Prius X Parlee (PXP), uma bicicleta que lê a mente do utilizador e muda as velocidades automaticamente. O velocípede assenta nos avanços tecnológicos experimentados com o carro Prius AVOS (Sistema Automático de Operação do Veículo), um híbrido inovador e fácil de utilizar, graças à sua concepção intuitiva e sensorial.

Concebida pelo famoso designer de bicicletas Bob Parlee, em conjunto com a empresa de engenheiros Deeplocal, a mais recente criação futurista da Toyota, a bicicleta PXP, foi concebida para ser um modelo aerodinâmico e é totalmente feita de carbono.

Além de combinar a tecnologia agressiva de uma bicicleta de corrida, a PXP tem também a acessibilidade de uma bicicleta de estrada. É desenhada não só para ter um bom desempenho mas também, para percorrer grandes distâncias.

O que torna esta bicicleta especial é o capacete criado pela Deeplocal, que permite ao utilizador controlar o velocípede apenas com o pensamento.

O capacete electrónico, sem fios, consegue captar ondas cerebrais do condutor e alterar a marcha automaticamente. Ao pensar em "Shift up" ou "Shift down", a bicicleta muda as velocidades sem necessidade de mexer nos comandos manuais.

A tecnologia envolvida, ao contrário do que pode parecer, é relativamente simples. O software utilizado, que pode ser instalado num iPhone, monitoriza, além da velocidade e do ritmo, o batimento cardíaco, as ondas cerebrais e até mesmo os hábitos do ciclista.

Segundo a Toyota, o resultado desta experiência é positivo e a PXP prova que há sempre espaço para melhorias. "Como o carro em que foi inspirada, a bicicleta é capaz de ir mais longe e demonstrar que é possível olhar para o futuro e melhorar o que foi feito até agora", pode ler-se sobre o projecto no site da Toyota.

A ideia, apesar de arrojada, ainda não está completamente aprovada.

Segundo Patrick Miller, um designer digital da Deeplocal, este é apenas um protótipo que precisa de ser desenvolvido mas que vai, no futuro, tornar-se algo comum no mundo tecnológico.

Bob Parlee, o fabricante da bicicleta, disse que vai utilizar os conhecimentos da criação deste protótipo para criar uma bicicleta de estrada, que estará disponível o mais tardar em 2013.