Internet

Tribunal nega liberdade sob fiança ao fundador do Megaupload

Tribunal nega liberdade sob fiança ao fundador do Megaupload

Uma quinta pessoa foi detida no âmbito do caso Megaupload, confirmou à agência AP, uma fonte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, na capital, enquanto o fundador do portal viu ser-lhe negada a libertação sob fiança.

A polícia holandesa prendeu Andrus Nomm, 32 anos, natural da Estónia e residente no seu país de origem e na Turquia, o quinto elemento a ser detido no âmbito do caso Megaupload, depois do fundador do portal, Kim Schmitz, e três funcionários do portal, na sequência de uma grande operação coordenada pelo FBI.

Entretanto, Schmitz, mais conhecido por Kim Dotcom, vai continuar detido, depois de um tribunal da Nova Zelândia lhe ter recusado, quarta-feira, o pedido de libertação sob fiança por entender que há risco "real" e "significativo" de fuga da Nova Zelândia.

O juiz David McNaughton, que anunciou o indeferimento do pedido numa sala cheia de simpatizantes do fundador do Megaupload e de jornalistas, afirmou ser elevado o risco do informático conseguir dinheiro ou outros meios para fugir para a Alemanha, de forma a evitar a extradição para os Estados Unidos.

Kim Dotcom permanecerá sob prisão preventiva até ao próximo dia 22 de Fevereiro, altura para a qual está precisamente marcada uma audiência sobre o pedido de extradição efectuado por Washington.

O juiz do tribunal de Auckland levou em linha de conta não só o facto de Dotcom possuir várias identidades e passaportes, como também dezenas de contas bancárias, cartões de crédito e os antecedentes criminais do acusado em cuja mansão foram encontradas armas de fogo ilegais durante as buscas.

As autoridades norte-americanas encerraram na quinta-feira o portal MegaUpload, acusando-o de integrar uma ampla rede de pirataria informática internacional que causou, por via da violação dos direitos de autor de empresas, prejuízos superiores a 500 milhões de dólares (384 milhões de euros).

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG