Tecnologia

Uma espécie de iPhone 4 com esteróides

Uma espécie de iPhone 4 com esteróides

O novo telemóvel da Apple é uma espécie de iPhone 4 com esteróides: mais rápido, mais eficiente e mais sofisticado.

Em vez do iPhone 5 que todos esperavam, a empresa apresentou o iPhone 4S, que chega aos primeiros seis países a 14 de Outubro. Portugal não faz parte do primeiro nem segundo lote de países que irão receber a novidade, sendo que o telemóvel só irá chegar em Dezembro.

"É o mais impressionante iPhone até hoje", disse Phil Schiller, vice-presidente mundial de marketing, a quem a Apple confiou a apresentação do iPhone 4S.

Ao nível do design, o iPhone 4S é quase igual ao anterior. Ao nível do hardware, tem grandes melhorias: o processador é o dual-core A5, igual ao do iPad 2, sete vezes mais rápido que o iPhone 4. A câmara traseira passa de cinco a oito megapixéis, com melhores sensores, gravação de vídeo em alta definição e a possibilidade de tirar fotos com o botão do volume ou o botão Home. A bateria também vai durar mais e é introduzida uma versão de 64 gigas de armazenamento.

E as grandes novidades são mesmo ao nível do software e ecossistema: vem com o novo iOS, que traz o serviço de mensagens gratuitas iMessage (semelhante ao BlackBerry Messenger), o iCloud, o assistente pessoal Siri e outros extras, como o Friend Finder e o ditado. Os preços são os mesmos que os anteriores iPhones: de 199 a 399 dólares (149 a 300 euros), com contrato, não tendo sido anunciadas operadoras nem tipos de contratos. O iPhone 4G passa a ter preço low-cost de 99 dólares (74 euros) nos EUA.

Processador

Recebe o processador dual-core A5 que o iPad 2 tem, sete vezes mais rápido que o actual. Vai permitir uma navegação e experiência de aplicações mais veloz e será melhor especialmente para os jogos. A tecnologia de antenas foi melhorada, com trocas mais eficientes; os downloads vão ser feitos ao dobro da velocidade

Câmara

A câmara traseira salta de cinco para oito megapíxeis, os mesmos que tem o grande rival Samsung Galaxy S II. Os sensores foram melhorados, e a gravação em vídeo de alta definição (1080p) passa a ter estabilização de imagem e cancelamento de ruído. Demora apenas 1,1 segundos a tirar a primeira foto, contra 2,0 do Galaxy S II.

Bateria

É um dos pontos fracos do iPhone 4 e será melhorado nesta versão, usando a experiência bem sucedida com o iPad 2. Será muito mais duradoura, capaz de oito horas de conversação 3G, quarenta horas de reprodução de música, seis horas de navegação na internet em 3G e dez horas de reprodução de vídeo.

Armazenamento

O iPhone 4S tem versões de 16, 32 e 64 gigas - a mesma capacidade que o iPad 2. Além disso, a nova versão do sistema operativo permite o acesso ao serviço iCloud, para armazenamento na nuvem: cada utilizador tem direito a cinco gigas de armazenamento gratuito, mas é possível comprar espaço adicional. Toda a sincronização passa a ser wireless e a dispensar o computador

iMessage

É uma espécie de BlackBerry Messenger para aparelhos Apple: funciona com todos os equipamentos com o novo iOS 5 (iPad, iPhone e iPod Touch) e permite a troca de mensagens e partilha de conteúdos de forma gratuita. É um serviço fechado que funcionará via Wi-Fi ou 3G, sem custos para os clientes da Apple

Siri

É um assistente pessoal digital, que reconhece a voz, entende a pergunta e dá a resposta. Por exemplo, qual vai ser o tempo amanhã? Tenho reuniões agendadas? Mostra-me o Neil Armstrong na Wikipedia, por favor. Se receber uma mensagem, pode "pedir" ao Siri que a leia em alta-voz, em vez de ter de ir buscá-lo ao quarto ou tirá-lo do bolso. Ainda está em fase beta.

Leia mais em DinheiroVivo

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG