Tecnologia

Xiaomi apresenta carregador sem fios revolucionário. "De ficção científica"

Xiaomi apresenta carregador sem fios revolucionário. "De ficção científica"

É uma "tecnologia de ficção científica", nas palavras da empresa de fabrico de telemóveis Xiaomi. Um carregador sem fios que localiza o telemóvel e carrega a bateria sem que o utilizador tenha de se preocupar com fios, cabos e tomadas elétricas.

"A Mi Air Charge Techonlogy", tecnologia aérea de carregamento da Mi, a abreviatura pela qual é conhecida a empresa chinesa, não precisa de suporte, de cabo ou sequer da atenção do utilizador para carregar o telemóvel.

Pode estar a jogar, passear pela sala (ou pelo quarto), que nem as cadeiras, a cama ou o sofá conseguem interferir com o "feixe" de energia emitido pela central de carregamento.

O segredo desta tecnologia está no posicionamento e transmissão de energia, diz a Xiaomi, em nota enviada aos utilizadores de smartphones daquela marca. A central de carregamento, equipada com 144 antenas, envia um raio de ondas milimétricas para o aparelho, explica.

O recetor, o smartphone, está equipado com 14 antenas, de dois tipos diferente, um que emite sinais para a estação de carregamento e outro que recebe a energia, que chega aos 5 watts - atualmente, os smartphones mais potentes da marca usam carregadores tradicionais que podem debitar até 30 watts, permitindo o chamado carregamento rápido.

Um retificador, circuito que transforma corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC), usa o conjunto de antenas do telefone para converter em energia as ondas emitidas pela central de carregamento, carregando o aparelho.

PUB

No futuro, a Xiaomi espera ter esta tecnologia também disponível para outros aparelhos da marca, como auriculares sem fios ou relógios inteligentes.

A informação disponibilizada não especifica quando esta tecnologia poderá chegar ao público, a que preço ou em que aparelhos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG