Justiça

Alegações finais do julgamento das mortes de Pedrógão voltam a ser adiadas

Alegações finais do julgamento das mortes de Pedrógão voltam a ser adiadas

As alegações finais do Ministério Público, referentes ao julgamento das mortes provocadas pelos incêndios de Pedrógão Grande de 2017, que deveriam ter iniciado esta manhã, voltaram a ser adiadas. Desta vez, devido ao falecimento da mãe de um dos elementos do coletivo do Tribunal de Leiria.

A juíza presidente, Maria Clara Santos, justificou o adiamento da sessão para o dia 18 de maio com a morte da progenitora de António Centeno, que lhe foi comunicada "ontem à noite, pelo que não deu para avisar ninguém."

"Por lei, tem direito a uma licença de nojo", de cinco dias, pelo que a sessão foi adiada para 18 de maio, às 9.30 horas. "Temos um tribunal constituído por pessoas", observou.

Recorde-se que esta é a segunda vez que as alegações finais do Ministério Público são adiadas, já que inicialmente estavam marcadas para o dia 4 de maio. Na ocasião, o motivo deveu-se à infeção do mesmo magistrado com Covid-19.

11 arguidos

São arguidos neste processo Augusto Arnaut, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, José Revés, funcionário da Ascendi, José Geria e Casimiro Pedro, trabalhadores da antiga EDP Distribuição (atual E-REDES).

O Ministério Público acusou ainda os funcionários da Ascendi Ugo Berardinelli e Rogério Mota, e o ex-presidente, o ex-vereador e a ex-responsável pelo Gabinete Florestal do Município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, José Graça e Margarida Gonçalves.

PUB

O então presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, e o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, também constam entre os arguidos.

Os 11 arguidos são acusados dos crimes de homicídio por negligência e ofensa à integridade física por negligência, alguns dos quais graves, na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande. O Ministério Público contabilizou 63 mortos e 44 feridos quiseram procedimento criminal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG