O Jogo ao Vivo

segurança

Alerta da PSP para perigo das "selfies" já corre o Mundo

Alerta da PSP para perigo das "selfies" já corre o Mundo

Cuidado com as "selfies". O alerta da PSP surge na mais recente campanha contra os carteiristas, que pretende sensibilizar sobretudo os turistas.

Porque aqueles momentos de lazer e distração, em que posam para os telemóveis e máquinas fotográficas, podem ser aproveitados pelos criminosos para cometer os furtos, cenário que é simulado numa das imagens já difundidas pela Polícia.

A iniciativa avançou em Lisboa mas tem âmbito nacional. E também já está a ter eco no estrangeiro, tendo sido noticiada em países como Espanha, Colômbia, Argentina e Venezuela. As "selfies" são apenas um dos comportamentos de risco enumerados pela PSP, que aponta igualmente os perigos de andar com bolsas abertas, de mochilas às costas, de deixar objetos em cima de mesas e de estar em "filas apertadas", entre outros.

Denominada "not so selfie" (frase em inglês que, de forma liberal, pode ser traduzida pela ideia: fotografa-te mas fica atento/a ao que se passa à tua volta), a campanha iniciou-se com a difusão nas redes sociais de imagens e de conselhos de segurança em várias línguas. Está prevista ainda a entrega de folhetos em aeroportos, terminais de transportes e nos centros das cidades de Lisboa e do Porto.

A PSP admite que houve um "pequeno aumento" dos furtos por carteirista, associado ao crescendo de turistas no nosso país. No primeiro semestre do ano, na área do Comando de Lisboa, foram consumadas 97 detenções, mais 55 do que em igual período de 2014.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG