Torres Novas

Encontrado corpo de homem desaparecido desde 30 de dezembro

Maria Anabela Silva

Filipe Silva foi visto pela última vez a 30 de dezembro

Foto Dr

Vinte e sete dias depois de desaparecer, Filipe Silva foi ontem encontrado sem vida, num barracão de apoio a uma moradia não habitada permanentemente, perto da casa dos pais, na aldeia de Alcorochel, Torres Novas. O corpo não tinha sinais de crime e foi descoberto numa altura em que a Polícia Judiciária tinha montado, com apoio da GNR e de equipas cinotécnicas, uma operação para encontrar Filipe Silva.

Segundo o diretor do Departamento de Leiria da Polícia Judiciária, Avelino Lima, a operação foi projetada para uma área onde, de acordo com os registos de comunicação, havia indícios de que Filipe Silva teria estado depois do seu desaparecimento, no dia 30 de dezembro.

Avelino Lima contou que o proprietário do barracão "pediu apoio técnico" às equipas para entrar no barracão, que não conseguia abrir, porque estava fechado por dentro. O arrombamento da porta revelou o corpo de Filipe Silva, "sem qualquer indício da intervenção de terceiros", disse.

A investigação aponta para que a morte tenha sido auto-infligida. "Havia indicadores de que a saúde e bem-estar mental do cidadão não seria o melhor", avançou o diretor da PJ de Leiria, que endereçou "sentidas condolências" à família pela "tragédia".

Sobre a investigação, Avelino Lima destacou a ação da GNR, que, numa primeira fase, tomou conta da ocorrência. "Fez o que se impunha fazer", afirmou o diretor da PJ, frisando que "em momento algum houve indícios" de que Filipe Silva pudesse aceder ao barracão, por estar fechado e por pertencer a pessoas que não lhe eram próximas.

Segundo João Ferrão, comandante do Destacamento da GNR de Torres Novas, a zona já tinha sido "batida" num primeiro momento de buscas, mas como "não havia ligação" entre o desaparecido e o barracão, o espaço não foi vistoriado.

"Encerramos hoje um momento difícil para a família", disse ainda o diretor da PJ de Leiria, alegando que, "não é expectável" que a autopsia releve elementos que apontem outro caminho à investigação que assim será arquiva.