Coação

Grupo usava violência para vender droga junto a escolas

Mariana Rebelo Silva

GNR desmantela grupo que usava violência para vender droga junto a escolas

Foto Arquivo

A GNR deteve, esta terça-feira, oito pessoas e apreendeu diverso material ligado ao consumo e tráfico de droga, no âmbito de uma operação que decorreu nos distritos de Viseu, Santarém e Lisboa.

Os detidos dedicavam-se, de forma organizada, ao tráfico de droga junto a escolas e muitas vezes sob forma de agressão e coação. "O grupo fazia venda direta junto de escolas nos arredores de Viseu e de Tondela e usava de alguma violência e ameaças", explicou o tenente-coronel da GNR, Adriano Resende.

Segundo o Relações Públicas do Comando Territorial da GNR de Viseu, a investigação decorria há cerca de um ano. "Tinha por base ilícitos relacionados com o consumo de estupefacientes, venda direta ao consumidor mas também ofensas à integridade física, roubos e ameaças" explicou.

O grupo atuava nos concelhos de Tondela, Viseu, Mortágua, Santa Comba Dão, mas também em Santarém e em Lisboa. "O cerne está em Viseu, mas o grupo tem ligações aos distritos de Santarém e Lisboa", explicou, referindo que todos os suspeitos se conhecem.

Os detidos são todos homens e têm entre 17 e 24 anos. Há ainda uma pessoa constituída arguida. A operação da GNR começou as 7 da manhã desta terça-feira e foram executados sete mandados de detenção e 14 mandados de busca domiciliárias.

As buscas decorreram em Viseu, Tondela, Lisboa e Santarém. A GNR apreendeu haxixe, canábis e cocaína em quantidades ainda por apurar, 630 euros em dinheiro, vários telemóveis, computadores, uma catana e um taco de basebol. Foi ainda localizada uma estufa para cultivo de canábis.

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias, esta quarta-feira, para aplicação das medidas de coação.