
Suspeitos foram detidos junto à Estação de São Bento, no Porto
Foto: Carlos Carneiro/Arquivo
A Polícia deteve na quinta-feira cinco homens, com idades entre os 25 e os 45 anos, residentes em Lisboa, suspeitos de terem assaltado, com ameaça de faca, dois jovens escoceses que se encontravam no Porto para assistir ao jogo entre o F. C. Porto e o Rangers.
Os factos ocorreram na quarta-feira, cerca das 18.45 horas, na Praça de Almeida Garrett, quando as vítimas, de 17 e 18 anos, foram abordadas por um dos suspeitos, que lhes perguntou se pretendiam comprar droga. Perante a resposta negativa, o indivíduo colocou, de forma agressiva, uma pequena embalagem no bolso do casaco de uma das vítimas e exigiu o pagamento de 400 euros, exibindo uma arma branca. De imediato, as vítimas foram cercadas por mais seis elementos do grupo.
Como apenas dispunham de 220 euros, os suspeitos obrigaram os jovens a deslocar-se a um terminal ATM na Rua de Mouzinho da Silveira, onde levantaram mais 280 euros.
Sob a coordenação de um dos suspeitos, que a PSP entende ser o líder do grupo, e novamente sob ameaça de faca, uma das vítimas foi forçada a efetuar novo levantamento de 500 euros, perfazendo um total de mil euros, quantia que acabou por ser entregue aos suspeitos. Só então foi permitido às vítimas abandonar o local.
Na quinta-feira, pelas 14.10 horas, as vítimas apresentaram queixa-crime, na Esquadra de Turismo, o que permitiu o início imediato das diligências policiais.
Os jovens escoceses terão acompanhado os agentes numa viatura policiail descaracterizada e localizaram o grupo, que a PSP crê ter-se deslocado propositadamente ao Porto para assaltar ou burlar adeptos escoceses, nas imediações da Estação de São Bento.
As vítimas foram peremptórias na identificação dos suspeitos, recordando-se, inclusivamente, da roupa que vestiam no dia do roubo.
No âmbito da investigação foi ainda realizada uma busca a um veículo associado aos suspeitos, onde foram apreendidos 151 doses de cocaína, 172 euros em numerário, três tijolos em forma de telemóvel, uma fatura de um iPhone, e várias peças de vestuário.
Os detidos serão ouvidos, esta sexta-feira, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, em primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

