O Jogo ao Vivo

Évora

ASAE desmantela matadouro ilegal e fecha restaurante

ASAE desmantela matadouro ilegal e fecha restaurante

A ASAE desmantelou um matadouro ilegal que funcionava numa exploração pecuária e suspendeu a atividade de um restaurante sem condições de higiene que adquiria e servia aquela carne.

A ação decorreu no âmbito de uma operação de fiscalização a uma exploração pecuária por parte da Unidade Operacional de Évora da ASAE. Os inspetores constataram que ali se procedia ao abate de animais de forma ilícita, em local não licenciado para o efeito, e sem condições de higiene adequadas, não sendo os animais sujeitos à inspeção sanitária obrigatória para despiste de doenças.

Durante a inspeção, foi possível ainda verificar que "posteriormente ao referido abate ilegal, a carne dos animais abatidos era comercializada para um estabelecimento de restauração e bebidas". Após inspeção, constatou-se a "falta de condições de higiene, tendo sido determinada a suspensão de atividade" do restaurante.

PUB

Meia tonelada de carne apreendida

Foi instaurado um processo-crime por abate clandestino e pela prática dos crimes contra a saúde pública de géneros alimentícios anormais avariados, tendo sido apreendidos 500 quilos de produtos cárneos, quatro facas, dois cutelos e um machado, tudo num valor aproximado de quatro mil euros.

A presente ação contou com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A ASAE assegura que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG