O Jogo ao Vivo

GNR

Cerca de 900 quilos de berbigão apreendidos em Olhão

Cerca de 900 quilos de berbigão apreendidos em Olhão

Cerca de 900 quilos de berbigão, capturados ilegalmente, foram apreendidos, esta segunda-feira, em Olhão, no Algarve. Os bivalves foram devolvidos ao habitat natural.

É a segunda operação do género, em apenas dois dias. No sábado, em Faro, foram apreendidas 1,6 toneladas também de berbigão. Segundo a Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, a captura foi realizada no âmbito de uma fiscalização da pesca e da proteção de recursos marinhos.

Militares do Subdestacamento de Olhão detetaram um homem na posse do berbigão que não possuir o tamanho mínimo exigido para a captura nem o documento de registo de moluscos bivalves. Também não tinha sido sujeito ao regime de primeira venda em lota, o que constitui uma "fuga à lota".

Nesse sentido, foram elaborados dois autos de contraordenação, podendo a coima chegar aos 153 740 euros. O berbigão apreendido tem um valor estimado de 4500 euros. Por se encontrar numa fase juvenil, foi devolvido ao habitat natural. O mesmo aconteceu aos bivalves apreendidos no sábado. As 1,6 tonelads de berbigão tinham sido apanhadas fora do período diário legal e não respeitavam o tamanho mínimo obrigatório.

A operação desencadeou-se "após os militares terem detetado vários indivíduos a apanharem aquele bivalve fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol", explicou a UCC, em comunicado. Dois homens colocaram-se em fuga nas próprias embarcações, deixando para trás 40 sacos com berbigão, num valor estimado de oito mil euros.