Segurança

Coronel António Leal é o novo comandante da Unidade de Trânsito da GNR

Coronel António Leal é o novo comandante da Unidade de Trânsito da GNR

O coronel António Pereira Leal vai ser o novo comandante da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) da GNR, sediada em Queluz. O oficial substitui no cargo o também coronel Lourenço da Silva, que passa à reserva.

António Pereira Leal era, desde 19 de abril de 2018, o comandante do Comando Territorial da GNR de Vila Real, concelho de onde é natural, tendo nascido em Sanfins do Douro, concelho de Alijó.

O oficial é licenciado em psicologia organizacional (2002), mestrado em ciências da complexidade (2009) e pós-graduado em avaliação e desenvolvimento organizacional na Administração Pública (2013). Ingressou no quadro permanente de Oficiais da GNR em 1992, tendo desempenhado diversas funções, onde se destaca o cargo de inspetor-adjunto da Inspeção da Guarda, que ocupou entre maio de 2017 e a sua nomeação para o Comando Territorial de Vila Real.

A Unidade Nacional de Trânsito é uma unidade especializada no âmbito da fiscalização, ordenamento do trânsito, bem como na uniformização de procedimentos e pela formação dos militares.

Lourenço da Silva, um oficial "filho da casa"

O coronel Lourenço da Silva é tido nos meios da Guarda como "um filho da casa, oficial muito respeitado e um dos homens que mais sabe da problemática do trânsito em Portugal", tendo ingressado no quadro permanente de oficiais da GNR em 1989 e chegado à UNT em 4 de maio de 2017.

Filho de um antigo coronel da GNR, com o mesmo nome, que comandou a Brigada de Trânsito, Lourenço da Silva, depois de comandante do Destacamento de Trânsito de Lisboa, foi durante alguns anos a "cara" da Brigada de Trânsito de GNR, onde foi Oficial de Informações e Relações Públicas.

PUB

Desempenhou ainda os cargos de Oficial de Ligação na Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Chefe da Secção de Operações e Relações Públicas da UNT e Chefe da Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária, antes de chegar ao comando da UNT.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG