Investigação

Buscas no Braga por comissões ilegais em transferências

Buscas no Braga por comissões ilegais em transferências

Denúncia anónima sobre negócio da venda de Lima ao Benfica, entre outras transações, na origem do inquérito.

Comissões indevidas na venda de jogadores, nomeadamente na venda do brasileiro Lima ao Benfica por seis milhões de euros, em 2012, mediante um alegado pagamento ilegal de 600 mil ao presidente do clube e da SAD, António Salvador, é uma das suspeitas que ontem levou inspetores da Polícia Judiciária ao estádio do Sporting de Braga. As buscas abrangerão outras transações e contratos de jogadores.

Em 2018, o JN noticiou que a Procuradoria Geral da República (PGR) mandou investigar uma denúncia anónima na qual se dizia que houve movimentos de dinheiros de transferência de jogadores para um alegado saco azul - 250 mil euros da venda do brasileiro Mossoró para os Emirados Árabes Unidos e 600 mil euros da de Lima para o Benfica.
A referida denúncia enumera, ainda, um pagamento de 61 mil euros "para compra" do silêncio do guarda-redes Cássio, o que se terá ficado a dever a uma "confusão na tentativa da sua contratação, à margem das regras da Federação". E enviou cópia de faturas, supostamente, falsas.

PUB

Clube colaborante

Fonte oficial do Sporting de Braga negou ontem, "terminantemente", ao JN que a investigação tenha a ver com o inquérito de 2018.

O clube emitiu também um comunicado no qual confirma as buscas e afirma que "estas denúncias não têm fundamento nem qualquer tipo de credibilidade", acrescentando que "prestou toda a informação requerida, "conforme a postura altamente colaborante que sempre teve perante as autoridades".

O comunicado garante ainda que, "no âmbito destas diligências, nem Clube, nem SAD nem qualquer um dos seus responsáveis foram constituídos arguidos".

A denúncia enviada à PGR, tal como o JN noticiou na altura, aludia a faturas de serviços nunca prestados, transferência de jogadores, falsificação de documentos para eleições e viagens e compensações a pessoas externas ao clube.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG