Covid-19

Detidas 108 pessoas na terceira fase do estado de emergência

Detidas 108 pessoas na terceira fase do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram até esta quarta-feira 108 pessoas por crime de desobediência e encerraram 235 estabelecimentos comerciais por incumprimento das normas definidas para a terceira fase do estado de emergência decretado devido à pandemia da Covid-19.

O Ministério da Administração Interna (MAI) adianta, em comunicado, que desde 18 de abril e até às 17 horas desta quarta-feira, no âmbito da "intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização", foram detidas 108 pessoas, das quais 36 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, uma por desobediência ao dever especial de proteção, 51 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, oito por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos, uma por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho, três por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços e oito por resistência/coação.

No mesmo período, foram encerrados 235 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas, refere o MAI.

Estes números juntam-se aos verificados nos dois primeiros períodos de estado de emergência: no primeiro, que vigorou entre 22 de março e 2 de abril, registaram-se igualmente 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais, enquanto no segundo, entre 3 e 17 de abril, ocorreram 184 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos comerciais.

O Ministério da Administração Interna, "perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da Covid-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência".

A nível global, segundo os mais recentes dados oficiais, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

PUB

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1470 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

No sábado, 2 de maio, termina o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar na quinta-feira as medidas para continuar a combater a pandemia.

Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 1 a 3 de maio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG