Operação

Detido em Lisboa um dos maiores traficantes de droga europeus

Detido em Lisboa um dos maiores traficantes de droga europeus

As autoridades portuguesas detiveram, esta segunda-feira, no Aeroporto de Lisboa, um homem procurado pela Justiça francesa, por suspeita de liderar uma das maiores redes de tráfico de droga que opera em território gaulês. Mas a Espanha também reclama o suspeito.

Karim Benkhelif, de 41 anos, conhecido nos meios da máfia gaulesa como "Mâchoire" (mandíbula), estava desaparecido desde março. A polícia francesa suspeitava que se tivesse refugiado no Dubai, Emirados Árabes Unidos, e obteve a colaboração das autoridades locais para o localizarem.

Karim terá tido "ecos" daquela cooperação, pelo que, no domingo de madrugada, apanhou um voo para Portugal, onde acabaria detido à chegada. O suspeito tinha pendentes sobre si dois mandados de detenção internacionais, emitidos pelas autoridades francesas e espanholas, que o consideram "um dos maiores traficantes de droga" a operar nos respetivos países.

PUB

Franco-argelino, Karim é a "figura maior" num processo que decorre sob a direção de três juízes de instrução de Paris que dirigem a Jurisdição Nacional da Luta contra a Criminalidade Organizada (JUNALCO), organismo para quem a detenção de Karim era de "alta prioridade"

O alegado traficante está detido em Lisboa à espera de extradição, cujo pedido já foi formalizado pelas autoridades francesas e espanholas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG