ASFIC-PJ

Direção do sindicato da PJ demite-se

Direção do sindicato da PJ demite-se

A direção nacional da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC-PJ) demitiu-se esta terça-feira. Irá, no entanto, manter-se até até ser nomeada uma comissão de gestão.

Num comunicado enviado ao JN, a ASFIC/PJ, até agora liderada por Ricardo Valadas, explica terem sido "atingidos os principais objetivos da moção estratégica com que esta direção se apresentou a eleições em 2016 e reforçada em abril de 2019, com 95% dos votos - a promulgação pelo Presidente da República da Lei Orgânica da Polícia Judiciária e do Estatuto Profissional".

Os sindicalistas dizem ainda entender que "quer na politica quer no sindicalismo, os programas eleitorais são para cumprir, após o qual a renovação é fundamental para manter vivo o espírito democrático. Sempre procurámos defender os interesses do coletivo que nos legitimou em 2016 e, depois, em 2019. Conseguimos manter a independência da ASFIC, longe de interesses partidários e da manipulação de centrais sindicais. Resistimos a ataques externos que visavam apenas o enfraquecimento e a extinção da Polícia Judiciária".