Terrorismo

Grupo Estado Islâmico lança canal em português

Grupo Estado Islâmico lança canal em português

O Estado Islâmico lançou uma plataforma de comunicações e propaganda em português, o que pela primeira vez acontece, fazendo aumentar a preocupação na comunidade de informações.

Agregado ao novo meio de comunicação está também um discurso com 14 páginas de um dirigente do Estado Islâmico, já em português.

Segundo o que Vasco Amador, da Global Risk Awareness, adiantou ao JN, o canal de comunicação foi detetado cerca das 22 horas desta quinta-feira.

A Global Risk é especializada na monitorização de deep e dark web e de canais protegidos como é o caso da rede Telegram, onde estes documentos são divulgados. Além de Portugal, o alvo pode também ser o Brasil.

A designação do novo canal é "Nashir Português Channel", que até agora era conhecido pela utilização apenas da língua inglesa.

A primeira informação em português daquela organização terrorista reporta-se a um "discurso do porta-voz oficial do Estado Islâmico", Abu Muhammad Al-Adnani, como destacou o "Expresso". O discurso de Al-Adnani tem 14 páginas e aborda a situação na Síria, Iraque e Líbia, segundo soube o JN, sendo este último país o principal alvo atual dos terroristas e onde mais se focaliza a atenção do Ocidente.

O novo canal foi criado no dia 29 do mês passado e lançado esta quinta-feira pouco depois das 19 horas, mas os jiadistas já começaram a divulgar a informação.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG