A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa lamentou, esta terça-feira à noite, a morte no ataque ao Centro Ismaili de Lisboa de Mariana Jadaugy, ex-aluna da instituição.
"A NOVA FCSH expressa a sua solidariedade e pesar com a família e amigos de Mariana Jadaugy, antiga aluna desta Faculdade, licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais", refere, numa nota de pesar divulgada no seu site, a instituição de ensino superior. O estabelecimento "estende também as suas condolências e sentimentos de pesar à comunidade ismaelita portuguesa".
Mariana Jadaugy tinha cerca de 20 anos, dedicava-se à integração de requerentes de asilo internacional e foi uma das duas mulheres assassinadas, esta terça-feira, de manhã, por um refugiado afegão que entrou munido de uma faca no Centro Ismaili de Lisboa, nas Laranjeiras.
A outra vítima é Faradrana Sadrudin, de cerca de 40 anos e assistente social na integração de refugiados no Centro Ismaili.
O ataque feriu ainda um professor de português.
O suspeito, de 34 anos, foi detido depois de ter sido atingido a tiro numa perna pela PSP. A motivação do ataque ainda não é conhecida.