Vigilância

GNR apreende meia tonelada de amêijoa e 86 quilos de tubarão em Lisboa e Sesimbra

GNR apreende meia tonelada de amêijoa e 86 quilos de tubarão em Lisboa e Sesimbra

A GNR apreendeu esta quinta-feira meia tonelada de amêijoa, num valor estimado de 7450 euros, na Doca do Poço Bispo e 86 quilos de tubarão de profundidade, no Porto de Pesca de Sesimbra, anunciou aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR adianta que aquelas apreensões foram feitas pelos subdestacamentos de Controlo Costeiro de Lisboa e Setúbal na sequência de ações de vigilância, quer na Doca do Poço do Bispo, em Lisboa, quer em Sesimbra.

Em Lisboa foram detetados dois homens que descarregavam amêijoa para uma carrinha sem documentos de rastreabilidade dos bivalves, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, cuja coima poderá ascender aos 37 mil euros e, como os bivalves estavam vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Já em Sesimbra, os militares detetaram duas embarcações a descarregar espécies consideradas tubarões de profundidade - sapata, carocho e lixa -, espécies sujeitas a Totais Admissíveis de Captura (TAC) e quotas, que já está esgotada.

A GNR identificou dois homens de 51 e 54 anos e elaborou os respetivos autos de contraordenação, cujo valor da coima ascende no máximo aos 37.500 euros. Os espécimes foram apreendidos como medida cautelar, e depositados na Lota de Sesimbra para serem doados a uma instituição de solidariedade social.