O Jogo ao Vivo

D. Manuel Clemente

Igreja tem de "pedir perdão" a vítimas de abuso sexual

Igreja tem de "pedir perdão" a vítimas de abuso sexual

O cardeal-patriarca de Lisboa reconheceu esta quinta-feira de manhã que a Igreja Católica assume a necessidade de "pedir perdão" pelos casos de abusos de menores. D. Manuel Clemente presidiu à missa Crismal na Sé de Lisboa e, na homilia, assinalou o esforço que tem sido feito "na proteção de menores no espaço eclesial", reconhecendo que é preciso pedir perdão.

"Aqui estamos, com plena consciência e compromisso, para reconhecer e corrigir erros passados, pedir perdão por eles e prevenir convenientemente o futuro", referiu D. Manuel Clemente.

PUB

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa validou 290 testemunhos em três meses, tendo enviado ao Ministério Público 16 casos. A informação foi avançada em conferência de imprensa, esta terça-feira.

Segundo o coordenador da comissão, Pedro Strecht, mais de metade dos casos revelam um número possível ou altamente provável de muito mais vítimas. "Todos os casos estão a ser avaliados individualmente para triar casos que possam ser investigados pelas autoridades civis, em articulação com o Ministério Público."

As vítimas são homens e mulheres, entre os 13 e os 88 anos mas, de acordo com Ana Nunes de Almeida, socióloga da comissão independente, existem mais vítimas do sexo masculino. De acordo com o perfil traçado, os testemunhos chegaram de todas as regiões do país e englobam pessoas com vários níveis de instrução.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG