Espanha

GNR auxiliou espanhóis a apreender 3500 quilos de haxixe

GNR auxiliou espanhóis a apreender 3500 quilos de haxixe

Ao todo, 116 fardos de droga estavam a ser transportados em três barcos. Foi feita uma "intensa perseguição" a dez milhas da fronteira portuguesa.

A GNR auxiliou as autoridades espanholas a apreender 116 fardos de haxixe, num total de 3500 quilos, que estavam a ser transportados em três barcos, avistados a cerca de dez milhas da fronteira entre Portugal e Espanha. Cinco pessoas foram detidas.

Segundo a Guardia Civil, que anunciou a operação neste sábado, as embarcações recreativas foram identificadas pelo Servicio Marítimo Provincial de Huelva em águas espanholas, mas muito perto da fronteira portuguesa. A mesma fonte acrescenta que, quando se aperceberam da presença da polícia, os tripulantes dos barcos tentaram escapar por diferentes direções, o que levou, salienta a Guardia Civil, a uma "intensa perseguição" que culminou com a detenção dos cinco elementos que seguiam a bordo.

As autoridades confirmaram, então, que as embarcações transportavam 116 fardos de haxixe que, depois de pesados, chegaram aos 3500 quilos.

O estado do mar obrigou a Guardia Civil a pedir reforços, tendo sido, nessa ocasião, acionada a GNR, que fez deslocar para o local, situado a cerca de cem quilómetros de Tavira, uma das suas embarcações. Também um helicóptero da Guardia Civil foi usado para proceder à trasladação da droga e dos traficantes para terra.