Tráfico

Guardia Civil anunciou operação contra tráfico de droga em cargueiros

Guardia Civil anunciou operação contra tráfico de droga em cargueiros

As autoridades espanholas anunciaram, esta sexta-feira, a apreensão de 3300 quilogramas de cocaína num cargueiro a 150 milhas (240 quilómetros) da costa portuguesa, numa operação revelada no final de janeiro pela Polícia Judiciária.

Num comunicado conjunto, a polícia espanhola, a Guarda Civil e a Agência Tributária explicam esta sexta-feira que a chamada "Operação Intraborda" conseguiu desmantelar uma organização internacional que introduzia cocaína da América do Sul em cargueiros transoceânicos.

O navio foi levado para o porto de Setúbal, Portugal, onde aguardava um grupo de agentes responsáveis pela investigação. Em Portugal, a operação foi conhecida por "Operação Tuga" e divulgada publicamente a 31 de janeiro. Na altura, foi anunciada uma apreensão de 2,5 toneladas de cocaína, mas o valor foi depois revisto para 3,3 toneladas.

Na quinta-feira, Autoridade Tributária apreendeu 350 quilos de cocaína dissimulados entre caixas de bananas, que chegaram ao porto de Setúbal a bordo de um navio proveniente da Costa Rica.