Investigação

PJ deteve 16 suspeitos de "pirataria" com TV e Net em Viana

PJ deteve 16 suspeitos de "pirataria" com TV e Net em Viana

Detidas 16 pessoas e mais de 30 buscas efetuadas em Viana do Castelo e em Ponte de Lima. Cobravam entre 10 e 20 euros para fornecer televisão e Net.

Dezasseis pessoas detidas em mais de 30 buscas domiciliárias, com desmantelamento de cinco redes de partilha ilegal de sinal de televisão e Internet (prática criminosa conhecida como "cardsharing"), foi o resultado de uma operação-relâmpago realizada na quinta-feira cerca das 19 horas pela Polícia Judiciária (PJ) e pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) nos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Os detidos, entre os quais os alegados cabeças de rede e alguns utilizadores, na maioria do sexo masculino, foram ouvidos ao longo do dia no Tribunal de Viana do Castelo, de onde saíram em liberdade com termo de identidade e residência. Participaram na operação cerca de 80 inspetores das diretorias da PJ de Braga, Porto e Vila Real, acompanhados por mais de duas dezenas de técnicos da Anacom.

Segundo fonte da PJ de Braga, está em causa "um negócio muito lucrativo", que passa pela "obtenção ilícita do sinal de uma operadora de pacotes de TV e Internet que, depois, é difundido através de equipamentos adulterados".

No caso, os distribuidores cobravam, além do custo de aquisição da "box adulterada", valores "entre 10 e 20 euros mensais" a cada utilizador, sendo que cada uma das cinco redes desmanteladas teria angariado "desde algumas dezenas a mais de uma centena de clientes".

Vários crimes em causa

A mesma fonte revelou que os envolvidos naquelas redes, que operavam em várias zonas de Viana e Ponte de Lima, são todos residentes na região, havendo, entre os líderes, profissionais de diversas áreas e até desempregados. Adiantou ainda que estão em causa crimes de burla informática e falsidade informática, tanto para utilizadores como para distribuidores, sendo que estes últimos "são punidos com penas mais significativas".

ver mais vídeos