Crime

Polícias desmantelam grupo que roubava mapas em bibliotecas pela Europa

Polícias desmantelam grupo que roubava mapas em bibliotecas pela Europa

Três pessoas foram detidas em França numa operação conjunta da Polícia Nacional daquele país e da Guarda Civil espanhola, tendo sido desmantelado um grupo suspeito de roubar mapas históricos em bibliotecas pela Europa fora, anunciou esta quarta-feira a Europol.

Em comunicado, a agência europeia revelou que, no dia 20 deste mês, seis propriedades em Espanha e França foram alvo de buscas em simultâneo, levando às detenções de três suspeitos e à apreensão de seis mil euros em dinheiro.

"O 'modus operandi' estava bem definido: um dos membros do grupo de crime organizado entrava numa biblioteca a fingir ser um investigador com interesse na consulta dos arquivos. O indivíduo distraía então o bibliotecário e aproveitava a oportunidade para cortar papel de livros do século XVI, principalmente mapas antigos", explicou a Europol, sem avançar os países nos quais o grupo atuava, por ainda estarem em curso investigações.

Os mapas eram então vendidos por "várias dezenas de milhares de euros" no mercado criminal de bens culturais.

A Europol providenciou apoio analítico e destacou um gabinete móvel na cidade francesa de Montpellier para "extrair e analisar dados móveis no dia da ação".