Premium

Recruta da GNR ferido teve de pedir para ser assistido

Recruta da GNR ferido teve de pedir para ser assistido

Um dos dez guardas provisórios do 40.º Curso do centro de Formação da GNR, em Portalegre, feridos durante treinos de uso de bastão extensível, só no fim da aula, e por sua iniciativa, é que foi visto na enfermaria da unidade, tendo sido, de imediato, encaminhado para o hospital. Viria a ser operado a uma fratura.

Cerca de uma dezena de formandos do referido curso sofreram graves lesões e traumatismos que obrigaram a internamento hospitalar e a intervenções cirúrgicas. Decorrem inquéritos na GNR, na Inspeção-Geral da Administração Interna. O Ministério Público também já está a investigar a eventual existência de crimes no comportamento dos instrutores.

Num vídeo sobre um dos treinos, que o JN divulgou, um dos formadores, completamente protegido por uma armadura acolchoada, desfere vários socos sobre um recruta indefeso, muitos na cabeça e alguns quando ele já tinha caído. Em consequência destes incidentes, o comandante do Centro de Formação foi exonerado.

Sozinho no hospital

Ontem, em entrevista ao JN, a mãe de um dos feridos já tinha dado conta da sua revolta pela maneira como o filho tinha sido enviado para o hospital, sem qualquer acompanhamento.

Mas a falta de assistência aos agredidos terá começado ainda antes, segundo o JN apurou. Ao tomar consciência da gravidade das lesões, cheio de dores e sem que os instrutores presentes - dois oficiais, um deles o que bateu, e um sargento - tomassem a iniciativa, um dos atingidos dirigiu-se ele próprio à enfermaria da unidade, mas só depois de o treino ter acabado. Logo ali tornou-se evidente a existência de uma fratura, pelo que o jovem foi encaminhando para o Hospital de Portalegre e, logo a seguir, para o de S. José, em Lisboa, onde foi submetido a uma cirurgia.

Surto de gastrenterite

Nos últimos dias, 27 alunos do mesmo curso de formação apresentaram sintomas de gastrenterite e estão sob observação. Nas últimas semanas já são quase 300 com a mesma doença.

Curso acaba dia 14

O curso acaba no próximo dia 14, data em que serão investidos como guardas.

ver mais vídeos