Justiça

"Mala Ciao". A investigação da PJ do Porto ao Benfica

"Mala Ciao". A investigação da PJ do Porto ao Benfica

A Polícia Judiciária do Porto nomeou a investigação que investiga suspeitas de corrupção em quatro SAD de futebol, incluindo o Benfica, como "Mala Ciao".

Os nomes dados às investigações policiais e judiciais em Portugal suscitam sempre emoções nas pessoas. A mais recente, que investiga suspeições de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem em quatro SAD do futebol nacional vai mais além.

A diretoria do Norte da PJ classificou como "Mala Ciao" uma operação policial que tem o Benfica como um dos investigados nas buscas, que passaram ainda pelo Desportivo das Aves, Paços de Ferreira e Setúbal.

Numa alusão ao que pretenderia ser o fim do chamado "jogo da mala", que leva dinheiro em notas para subornar jogadores, o nome escolhido para a operação lembra o cântico de escárnio dos portistas, "Penta xau", após a derrota do Benfica com o Tondela, que afastou os encarnados da luta pelo campeonato, que seria o título.

O "Penta Xau" é uma adaptação de uma canção popular italiana, "Bella ciao", usada como protesto contra a Primeira e Segunda Guerra mundiais e símbolo da resistência italiana ao fascismo. O tema original ficou mundialmente conhecido com a exibição da popular série espanhola "A Casa de papel".

Segundo a Procuradoria-Geral Distrital do Porto, no âmbito do inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, foi determinada a realização de "14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, quatro das quais a sociedades desportivas".

As buscas decorrem nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG