GNR

Mega operação contra fraude na importação de carros. Dez detidos em Portugal

Mega operação contra fraude na importação de carros. Dez detidos em Portugal

Um gigantesco esquema de fraude no IVA na importação e comercialização de carros em Portugal levou as autoridades a realizar na manhã desta quarta-feira centenas de buscas em cinco países diferentes. Dez pessoas em Portugal, e quatro na Alemanha e Reino Unido.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, no esquema que está a ser investigado pela GNR e pela Autoridade Tributária, sob orientação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), os indivíduos usavam empresas de fachada no estrangeiro para emitir faturação fictícia, para iludir o Fisco português e levar o Estado a acreditar que o IVA já tinha sido pago nos diferentes países envolvidos.

Assim, os indivíduos lucravam mais na venda dos carros ou os veículos eram vendidos sem IVA em Portugal.

"Os arguidos lograram, por esta via, obter uma vantagem patrimonial ilegítima de pelo menos 5 milhões de euros, encontrando-se indiciados a prática dos crimes de fraude qualificada, associação criminosa, branqueamento, corrupção ativa e passiva, prevaricação e denegação de justiça e fraude na obtenção de subsídio", adiantou a GNR em comunicado.

Para já, o Destacamento de Ação Fiscal da GNR do e a Direção de Finanças do Porto apuraram um valor de prejuízo para o Estado de cerca de 5 milhões de euros.

Para além das 105 buscas realizadas em território português, as autoridades já congelaram 72 contas bancárias.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG