O Jogo ao Vivo

Espanha

Submarino com cocaína já foi retirado do fundo do mar na Galiza

Submarino com cocaína já foi retirado do fundo do mar na Galiza

Um mergulhador conseguiu esta segunda-feira aceder ao interior do submarino que foi intercetado numa praia de Cangas (Vigo), na Galiza, confirmando a existência de droga a bordo.

Estima-se que transportasse mais de três toneladas de cocaína.

Em declarações aos jornalistas, o delegado do Governo espanhol na Galiza, Javier Losada, confirmou a existência de droga no interior do submarino, após a entrada de um mergulhador. "Por agora o que se sabe é que há droga porque um mergulhador conseguiu entrar no artefacto. Não saberemos a quantidade, até que consigamos extraí-la e pesá-la", disse Javier Losada, segundo o jornal "Faro de Vigo", recusando adiantar mais informação. "Há muitas linhas de atuação em curso, tanto por parte do Serviço de Aduanas, como da Guarda Civil e da Policia Nacional, e dos serviços centrais. É uma operação que ainda não está concluída", assinalou.

O mergulhador terá extraído um fardo de cocaína do interior do submarino com cerca de 22 metros, supostamente procedente da Colômbia e que estava há três dias sob investigação, até "encalhar" no fundo do mar, frente à praia de Foxo em Hío, uma pequena aldeia de Cangas.

O submarino já foi retirado do fundo do mar e rebocado para o porto de Cangas. Segundo a imprensa galega, a operação foi concretizada esta tarde pelo serviço de Vigilância Aduaneira e pela Guarda Civil.

Dos três tripulantes equatorianos, dois foram detidos e um conseguiu escapar e está a monte.

PUB

Trata-se da primeira apreensão na Europa de um submarino "correio de droga".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG