A Polícia Judiciária identificou uma cidadã estrangeira como a autora do grafito no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. A suspeita do crime de dano qualificado já se terá ausentado do país.
Após assumir a investigação, elementos da PJ conseguiram atribuir o ato de vandalismo recentemente praticado no Padrão dos Descobrimentos a "uma cidadã estrangeira, que já terá praticado atos da mesma natureza similar noutros locais e que, entretanto, se ausentou do território nacional".
Ao que tudo indica a autora do vandalismo será uma francesa com a alcunha de Lia. Segundo um comunicado da PJ, foram recolhidos vários elementos de prova e a investigação prossegue
Vandalizado no domingo
Recorde-se que o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi vandalizado no passado domingo com um grafito numa das laterais do monumento.
Na mensagem, com cerca de 20 metros de comprimento, lê-se, em inglês, "Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]", o que, numa tradução livre, pode ser lido em português como "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate."