Peso da Régua

Octogenários detidos por caça ilegal

Octogenários detidos por caça ilegal

A GNR deteve em flagrante dois homens, de 83 e 87 anos, por caça ilegal, durante uma ação de fiscalização no Peso da Régua.

​​​​​​Segundo um comunicado do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real da GNR, os dois suspeitos estavam a caçar em terreno não cinegético, "ou seja, terreno onde não é permitida a caça, nomeadamente em povoados, numa faixa de proteção de 250 metros, para além de terem capturado uma espécie não cinegética".

Foram ainda apreendidos 33 cartuchos de diferentes calibres, duas armas de caça, duas cartas de caçador, dois livretes de manifesto de armas, dois estojos de arma de caça e dois cadeados de gatilho.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Peso da Régua, para aplicação das medidas de coação.

Operação "Ártemis"

A detenção ocorreu no passado domingo, numa fiscalização, no âmbito da operação "Ártemis", ao exercício do ato venatório de espécies da caça menor, que incidiu sobre 35 caçadores.

Um dia antes, no sábado, a ação de fiscalização cingiu-se ao ato venatório de espécies da caça maior, tendo sido fiscalizados 118 caçadores, 123 canídeos e 17 animais de pecuária, que se encontravam a participar numa montaria ao javali.

PUB

No decorrer desta ação, os guardas elaboraram seis autos de contraordenação, quatro por infrações à legislação da caça e duas relacionadas com o transporte e bem-estar animal.

A GNR afirmou que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais e lembrou a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG