Exclusivo

Oito em cada dez agressões entre namorados não são denunciadas à Polícia

Oito em cada dez agressões entre namorados não são denunciadas à Polícia

Violência no namoro deixa um décimo das vítimas em risco de vida. O ciúme é a principal razão e muitos dos ataques ocorrem em público.

O Observatório da Violência no Namoro recebeu 284 denúncias de agressões, nos últimos três anos, a um ritmo de oito por mês. Mas a larga maioria não foi denunciada às autoridades policiais. Este é um crime ausente das estatísticas oficiais apesar de, em 12% dos casos relatados, a vítima ter corrido um risco de vida, dizem as estatísticas destes três anos de existência do Programa de Prevenção da Violência no Namoro no Ensino Superior (UNi+).

A quase ausência de denúncia à Polícia de um crime que é público (não necessita de queixa formal da vítima para ser julgado) é uma das principais conclusões retiradas por Mafalda Ferreira, coordenadora-executiva do observatório. "A falta de denúncia oficial às autoridades policiais faz da violência no namoro um crime sem visibilidade pública, por exemplo no Relatório Anual de Segurança Interna", onde são publicados dados sobre criminalidade no país.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG