Em Atualização

PJ faz buscas no Benfica por suspeitas de suborno a adversários do F. C. Porto

PJ faz buscas no Benfica por suspeitas de suborno a adversários do F. C. Porto

A Polícia Judiciária está a efetuar buscas no Benfica, esta segunda-feira de manhã, por suspeitas de corrupção desportiva.

O Benfica, confirmou, em comunicado a visita dos inspetores da PJ, que disse ocorrerem no "âmbito de um processo de investigação em curso com base numa denúncia anónima efetuada no Porto".

Em causa estão suspeitas de pagamentos a futebolistas adversários do F. C. Porto para incentivar à vitória nos jogos com os "Dragões", apurou o JN.

Outro dos clubes suspeitos na investigação é o Desportivo das Aves, apurou o JN. As buscas estendem-se, ainda, às instalações do Vitória de Setúbal e do Paços de Ferreira, mas os principais visados na investigação da PJ do Porto são o Benfica e o Desportivo das Aves.

A Diretoria da PJ do Norte deu à operação o nome "Mala Ciao", numa alusão ao que pretenderia ser o fim do chamado "jogo da mala", que leva dinheiro em notas para subornar jogadores, mas que lembra o cântico de escárnio dos portistas, "Penta xau", após a derrota do Benfica com o Tondela para o campeonato.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto confirmou que a PJ está a realizar 14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, quatro das quais em sociedades anónimas desportivas (SAD), num inquérito que se investigam factos "suscetíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem".

No âmbito do inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto foi determinada a realização de "14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, quatro das quais a sociedades desportivas".

PUB

As buscas decorrem nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG