Crime

30 detidos em megaoperação contra tráfico de droga no Porto

30 detidos em megaoperação contra tráfico de droga no Porto

O número de detidos pela PSP durante uma operação de combate ao tráfico de drogas no Grande Porto situava-se em 30, a meio da tarde desta quinta-feira, o dobro do apontado pela PSP ao início da manhã.

Cerca das 15.30 horas, as operações ainda prosseguiam e o balanço final da operação, que se previa ainda para esta quinta-feira, deverá ocorrer apenas na sexta-feira, segundo uma fonte da PSP.

A operação antidroga, descrita como "de grande envergadura", iniciou-se cerca das 6 horas, com o envolvimento de quase 400 operacionais em detenções e buscas na cidade do Porto e concelhos periféricos.

Compreende a realização de mais de seis dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias num "conjunto vasto" de locais do Grande Porto, nomeadamente os bairros do Viso, Pasteleira e Fonte da Moura, todos na cidade do Porto, e Vila D'Este, no vizinho concelho de Vila Nova de Gaia, informou o comandante da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto, intendente Rui Mendes.

Outras intervenções ocorreram nos concelhos de Matosinhos, Gondomar, Valongo e Paredes, todos no distrito do Porto.

Uma das buscas ocorreu numa habitação precisamente em frente à esquadra da PSP no Viso, Porto.

Falando telefonicamente à agência Lusa a partir do Bairro do Viso, o graduado disse que a polícia já apreendeu "quantidades substanciais" de estupefacientes, dinheiro e várias armas de fogo". São caçadeiras, pistolas e revolver, para além de inúmeras armas brancas.

Rui Mendes, que prevê um balanço final da operação durante a tarde, adiantou ao JN haver vários detidos já condenados por crimes de tráfico de droga.

Em comunicado, o Comando Metropolitano do Porto da PSP refere que esta operação visa "um conjunto alargado de indivíduos que de forma organizada se dedicavam ao tráfico de estupefacientes na área do Grande Porto".

A ação é dirigida pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto, tendo a colaboração de outras valências policiais.

Outras Notícias