Exclusivo

Rede lucra milhões com furto de 7400 catalisadores

Rede lucra milhões com furto de 7400 catalisadores

Era a maior rede de furto e recetação de catalisadores em Portugal. Em dois anos e meio, furtaram mais de 7400 catalisadores na Grande Lisboa e venderam-nos a uma empresa de gestão de resíduos situada no Seixal, por perto de 1,7 milhões de euros. São 18 arguidos, metade deles está em prisão preventiva, que irão ser julgados no Tribunal de Loures, por crimes de furto, roubo, recetação, burla e posse de arma proibida.

De acordo com a acusação do Ministério Público (MP) de Loures, o núcleo duro de operacionais era composto por cinco homens, a maioria vendedores ambulantes residentes em Lisboa. Organizaram-se de forma profissional, na zona da capital, e em média roubavam uma dezena daquelas peças por dia, enquanto o esquema durou, de julho de 2020 a maio de 2022, mês em que uma grande operação da PSP pôs um travão à onda de furtos que se verificava na altura.

Os assaltantes eram meticulosos e não poupavam na compra de ferramentas para executar os roubos em tempo recorde. Um deles chegou a adquirir uma potente rebarbadora com bateria por 650 euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG