Assalto

Roubaram cofre de 500 quilos com ouro e prata de capela em Lousada

Roubaram cofre de 500 quilos com ouro e prata de capela em Lousada

Um cofre com mais de 500 quilos, com peças de ouro e prata e ofertas em dinheiro dos fiéis, cujo valor rondará os 100 mil euros, foi furtado, ao que tudo indica, na madrugada desta terça-feira, da Capela da Senhora da Ajuda, em Nevogilde, Lousada.

Foi o pároco da freguesia, José Ribeiro da Mota, quem se apercebeu que as portas laterais da capela tinham sido arrombadas, terça-feira, pela hora de almoço, e deu o alerta. Os ladrões deitaram mão a vários objetos "preciosos e de valor monetário, sentimental e religioso".

"Se calhar já vinham de olho no cofre" que tinha mais de 500 quilogramas, 1,40 metros de altura por 50 centímetros de largura, e não era arrastado há dezenas de anos devido ao peso, estando num canto inacessível, descreve o padre. "O espanto maior é como conseguiram levá-lo", comenta.

Apesar de a paróquia guardar vários objetos preciosos num cofre bancário, lá dentro estavam outros itens de grande valor. Desde logo uma coroa em ouro e pedras preciosas da Senhora da Ajuda, que valerá cerca de 50 mil euros, acredita o pároco. Foi também levada, entre outras peças, a cruz paroquial com cerca de 150 anos. Na paróquia, que detém o cofre há dezenas de anos, não há historial de qualquer furto. O valor global do roubo rondará os 100 mil euros.

No local estiveram a GNR e a Polícia Judiciária que está a investigar.