#SellSafe

Saiba como fazer compras online seguras e proteger o negócio dos burlões

Saiba como fazer compras online seguras e proteger o negócio dos burlões

A campanha #SellSafe, da Europol em colaboração com as autoridades de 16 países, vai dar dicas aos consumidores para conseguirem fazer compras seguras e também aos vendedores online para manterem o negócio protegido dos burlões.

O comércio online tornou-se a forma mais fácil e conveniente de comprar nos dias que correm. Já não é preciso sair de casa para encher a despensa ou comprar o último item da moda, bastando um clique para termos aquilo que queremos à porta de casa. Com a pandemia, as compras online aumentaram consideravelmente e tanto os negócios como os consumidores ficaram mais vulneráveis às burlas online.

Por isso, a Europol, juntamente com o Merchant Risk Council e as autoridades de 16 países, lançou a campanha #SellSafe para revelar as principais táticas de combate à fraude online. O objetivo é tornar o comércio eletrónico mais seguro, através da promoção de métodos de compra seguros e ajudando ainda os comerciantes a proteger o seu negócio de possíveis ciberataques.

A campanha deste ano tem um enfoque especial nos comerciantes, ajudando-os a identificar melhor as fraudes nas suas plataformas e habilitando-os ainda a tomar medidas para proteger os negócios e clientes contra tais ataques.

Por isso, a Europol divulgou uma série de recomendações para um comércio online mais seguro.

Dicas para proteger o seu negócio:

Todos os empregados têm de ter consciência dos problemas de fraude que afetam as lojas online;
Conhecer os tipos de fraude que existem a respeito dos pagamentos online e ainda dispor de ferramentas que as impeçam;
Conhecer os clientes a fim de poder verificar os seus pagamentos.

PUB

Dicas para os compradores:

Nunca enviar o número do seu cartão, PIN ou qualquer outra informação de cartão a ninguém por e-mail;
Nunca enviar dinheiro a ninguém que não conheça;
Guardar sempre todos os documentos relacionados com as compras online;
Se não comprar nada, não divulgue os detalhes do seu cartão.

Os países que integram esta campanha são: Portugal, Albânia, Áustria, Bélgica, Colômbia, Croácia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Geórgia, Holanda, Macedónia do Norte, Polónia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suíça e os Estados Unidos da América. Estes países vão promover a campanha através dos seus canais de comunicação social utilizando o hashtag #SellSafe para ajudar os consumidores a compreender os riscos de fraude online.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG