Operação da GNR

Segurança apertada para interrogatório de suspeitos de extorsão

Segurança apertada para interrogatório de suspeitos de extorsão

As 19 pessoas, detidas pela GNR por suspeitas de associação criminosa, burla, furtos, roubo, sequestro, extorsão, posse e tráfico de armas, além de drogas, chegaram no início da tarde desta terça-feira ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, sob fortes medidas de segurança.

À porta do tribunal estavam dezenas de familiares dos detidos que gritaram pela libertação dos suspeitos, sem pôr em causa a ordem pública.

A operação da GNR foi desencadeada na segunda-feira nos distritos do Porto, Braga e Aveiro, com o objetivo de desmantelar a rede suspeita de ter perpetrado cerca de 60 crimes nos últimos meses.

PUB

A operação, que envolveu mais de três centenas de militares e foi desencadeada pelo Comando do Porto da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso, teve início às 7 horas nos concelhos de Matosinhos, Santo Tirso, Valongo, Trofa, Ermesinde, Famalicão, Barcelos, Braga, Guimarães e Oliveira de Azeméis, com várias buscas que decorreram em simultâneo.

Além dos 19 detidos, sete indivíduos foram constituídos arguidos. Foram apreendidas 19 armas, sete viaturas e 17 mil euros em dinheiro.

A rede criminosa visada pela megaoperação é a mesma que no passado dia 12 efetuou um assalto violento, com sequestro das vítimas, numa residência em Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, apurou o JN. Durante a madrugada, três indivíduos encapuzados e armados entraram na habitação e sequestraram pai e filho. Amarraram o primeiro, um homem com mais de 90 anos, e agrediram o segundo. Conseguiram roubar perto de 10 mil euros em dinheiro.

Em comunicado, a Guarda adianta que a investigação do NIC de Santo Tirso por crimes contra o património decorria há cerca de dois anos, e permitiu apurar que os indivíduos identificados integravam uma rede organizada que atuava em todo o território nacional, sendo suspeitos de pelo menos 60 crimes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG