Seia

Suspeito de matar a mulher pede escusa do tribunal e fica sem defensor

Suspeito de matar a mulher pede escusa do tribunal e fica sem defensor

A defesa de Rui Andrade, o economista de 39 anos acusado de ter matado a mulher e simulado um acidente em Seia, pediu esta terça-feira o afastamento do tribunal que julga o caso.

O incidente de recusa invocado pelo advogado Hélder Fráguas chegou segunda-feira ao tribunal via fax e foi validado esta manhã.

No requerimento, a defesa do arguido não põe em causa a idoneidade do tribunal mas diz temer que a convicção de culpa de Rui Andrade já tenha sido formada por conta de um detalhe. É que no final do inquérito a Polícia Judiciária disse que o marido da vítima lhe tinha entregado peças de vestuário que, agora, Rui Andrade desmente. E, como o tribunal rejeitou a possibilidade do inspetor voltar a ser interrogado, então Hélder Fráguas suscitou o incidente de recusa.

A defesa pretendia que a audiência desta terça-feira, marcada para alegações finais, fosse suspensa até que houvesse decisão do tribunal da Relação de Coimbra, mas juízes e jurados decidiram em sentido contrário com o argumento de que o processo é urgente.

Rui Andrade acusado de ter estrangulado a mulher em novembro de 2014 está preso preventivamente desde então e os dezoito meses admissíveis por lei para a manutenção dessa medida de coação terminam no dia 22 de maio.

Ao primeiro requerimento, Hélder Fráguas ainda juntou outros dois com o mesmo propósito de adiar as alegações tal como acabaria por reconhecer no decorrer dos trabalhos. Um deles para que uma perita legal voltasse a prestar esclarecimentos e um outro para que se aguardasse o relatório final de uma perita inglesa. Foi tudo indeferido e, não havendo, outros recursos, Hélder Fráguas acabou por renunciar à procuração deixando Rui Andrade sem defensor.

Mesmo assim, o tribunal aceitou uma sugestão do ministério Público que fosse nomeado um defensor oficioso até às duas horas da tarde altura em que o julgamento deverá ser retomado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG