Conteúdo Patrocinado

Dois meses de espectáculos de teatro amador em Valongo

Dois meses de espectáculos de teatro amador em Valongo
Produzido por:

A edição de 2018 da Mostra de Teatro Amador de Valongo leva a cena, nos próximos dois meses, mais de uma dezena de peças criadas e ensaiadas por associações do concelho, com os atores a subirem ao palco na Sala de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde e na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.


A cerimónia de inauguração da Mostra de Teatro Amador decorreu na passada terça-feira, data em que se celebrou o Dia Mundial do Mundial, na Sala de Espectáculos do Fórum de Ermesinde, que teve lotação esgotada para a exibição da peça "Recados", encenada pela companhia profissional ENTREtanto Teatro e dirigida por Júnior Sampaio.

Até ao dia 26 de maio, os amantes das artes cénicas poderão conhecer melhor o que se faz no concelho de Valongo a este nível e assistir ao 14 peças protagonizados pelas várias associações locais.

"Esta mostra evidencia o que de melhor se faz em teatro amador no concelho, que tem uma tradição muito antiga. Temos mais de uma dezena de associações amadoras, que se dedicam a esta arte nobre que é o Teatro, que nos ajuda a ser mais humanos, a conhecermo-nos melhor e ao mundo e a sermos cidadãos mais completos", salienta José Manuel Ribeiro, presidente da edilidade, avançando: "São dois meses de teatro, mas para além da Mostra de Teatro Amador, temos a Mostra TE, Mostra de Teatro Escolar, que é uma aposta com três anos e que tem tido um enorme sucesso envolvendo teatro nas escolas, e a Mostra Internacional de Teatro, que se realiza em Ermesinde todos os anos".

E porque uma aposta tão forte nesta arte? "Porque é uma poderosa ferramenta ao serviço da cidadania, ao serviço da cultura, pois ajuda-nos a estimular mais leitura e atitudes e comportamentos importantes na vivência social nos dias que correm. O mundo não é só redes sociais, é falar com outras pessoas, é exprimir sentimentos e ideias, é rir, é chorar, é cantar e é dançar. E o Teatro é tudo isso", frisa o autarca de Valongo.

Os bilhetes para as várias peças de teatro custam três euros e podem ser adquiridos junto das associações. O espectáculo de enceramento é gratuito.

Programa da Mostra de Teatro Amador:

6 de abril (21.45 horas) - "ELE", encenado pelo Batatas com Salsichas e pela Cabeças no Ar e Pés na Terra - Associação Cultural, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde.

8 de abril (17 horas) - "Uma História que não lembra ao diabo", encenado pelo Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.

13 de abril (21.45 horas) - "Papel de parede", encenado pelo Grupo Cénico S. Vicente de Alfena, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde.

14 de abril (21.45 horas) - "A que horas passará o autocarro", encenado pelo Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Ermesinde Agorate - Associação Cultural e Artística, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.

20 de abril (21.45 horas) - "iVida", encenado pela Associação Cultural e Recreativa Fora D"Horas, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.

21 de abril (21.45 horas) - "O rico morto", encenado pela Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde.

27 de abril (21.45 horas) - "Comédia à Portuguesa", encenado pelo Teatro Amador Susanense, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.

28 de abril (21.45 horas) - "A minha sogra é um doce", encenado pela Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balselhas, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde.

04 de maio (21.45 horas) - "Alteradas", encenado pelo Grupo Dramático e Musical de Campo, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.

05 de maio (21.45 horas) - "Com Garret no coração. Um musical no convento", encenado pelo Grupo deTeatro Casca de Nós e pela Associação Académica e Cultural de Ermesinde, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde.

11 de maio (21.45 horas) - "Lisístrata - A greve do sexo", encenado pela Sabor a Teatro - Associação Cultural, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.

12 de maio (21.45 horas) - "Ti MISÉRIA ou A Metáfora da Vida e da Morte", encenado pelo Grupo de Teatro da Universidade Sénior da Associação Rotary Club de Valongo, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde.

19 de maio (21.45 horas) - "Terra Farta", encenado pela Cuca Macuca - Associação de Desenvolvimento Integrado, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus.

26 de maio (21.45 horas) - Espéctáculo de Encerramento da Mostra, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde (Gratuito).

ver mais vídeos