Conteúdo Patrocinado

"Semana de Prestação de Contas" percorre todo o concelho

"Semana de Prestação de Contas" percorre todo o concelho
Produzido por:

A Câmara Municipal de Valongo promove, até amanhã, sexta-feira, a quinta edição da "Semana de Prestação de Contas", uma iniciativa que percorre as cinco freguesias do concelho e tem por lema "Comunidade mais esclarecida, Comunidade mais Participativa".

Pelo quinto ano consecutivo, o presidente da autarquia de Valongo, José Manuel Ribeiro, expõe à população as contas relativas ao exercício do ano anterior, neste caso de 2018, através de sessões de esclarecimento nas cinco freguesias. Com esta medida, o edil pretende reforçar a cidadania e a participação de toda a comunidade, estimulando o envolvimento de todos na governação local. Os cidadãos têm acesso a informação rigorosa sobre a gestão municipal, como forma de promover a transparência sobre a utilização dos recursos públicos.
As sessões públicas, agendadas para as 21.30 horas, já se realizaram em Ermesinde (segunda), Valongo (terça) e Centro Cultural de Campo (ontem), estando agendadas para esta quinta no Centro Cultural de Alfena e, na sexta no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado.
Este ano, nas contas apresentadas destaca-se a redução da dívida do município em 50 por cento, em relação a 2013, tendo baixado de 54 milhões de euros para 27,5 milhões de euros em 2018, bem como o aumento do investimento em 100 por cento (de 4,4 milhões, em 2017, para 8,8 milhões, em 2018), sendo que nas escolas do concelho foram aplicados 4,3 milhões de euros. Relevante também é o facto do pagamento a fornecedores ter sido reduzido para os quatro dias.
"Estamos a investir numa comunidade mais esclarecida e participativa, pois acreditamos que os cidadãos com mais poder são os melhores aliados de uma gestão de boas contas, atenta, rigorosa e transparente", justificou José Manuel Ribeiro.