Leiria

O Concelho

O rio Lis faz companhia a Leiria, correndo perto do secular pinhal mandado plantar pelo monarca D. Dinis. Existem vários roteiros que permitem conhecer bem o concelho, tal como o de “Leiria Queirosiana” com passagem em locais onde o escritor Eça de Queiroz esteve e nos quais se inspirou para algumas das suas obras

Um dos passeios obrigatórios inclui uma subida a pé até ao castelo medieval para poder apreciar as vistas sobre toda a cidade.
No património monumental sobressaem a Igreja da Misericórdia, o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, a Sé Catedral, dos Conventos de Santo Agostinho e de Santo António dos Capuchos, entre outros.
É neste concelho que encontra as Termas de Monte Real, entre Leiria e a praia da Veira, conhecidas pela sua riqueza em águas medicinais. A praia de Pedrógão é a única do concelho de Leiria, mas tem um extenso areal, que no tempo quente se enche de banhistas.
Na gastronomia regional o destaque vai para os doces Brisas do Lis e a lampreia de ovos. No artesanato a tradição mostra os crivos de Leiria, a louça de Bajouca e as peneiras.

A não perder

Capela de São Pedro
Casa do Arco
Casa-Museu, Centro Cultural João Soares
Castelo de Leiria
Convento de Santo Agostinho
Convento de Santo António dos Capuchos
Igreja de Santa Maria da Pena
Jardim Luís de Camões
Mercado de Santana
Museu da Imagem em Movimento
Museu de Leiria
Pinhal de Leiria
Praia de Pedrógão
Catedral de Leiria
Torre Sineira