18.06.2019

Aviação

Airbus Beluga XL: a "baleia dos ares" passou pelo Porto

Airbus Beluga XL: a "baleia dos ares" passou pelo Porto

Apelidado de "baleia dos ares", devido ao seu formato semelhante a este mamífero marinho, um Beluga XL passou, esta terça-feira à tarde, pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi a primeira vez que este modelo da Airbus passou por Portugal continental, segundo o que o JN conseguiu apurar.

Numa sucessão de aproximações à pista, com alguns "touch and go" (aterragem sem paragem, levantando voo logo de seguida), o avião de transporte de mercadorias da Airbus cumpriu um padrão de voo habitual em treino de tripulações. Depois da oitava passagem, aterrou e parou na placa do aeroporto.

Muitos aficionados da aviação e plane spotters estiveram junto à pista do aeroporto, para ver este avião, do qual só existem três exemplares no mundo, todos operados pela "Airbus Transport International".

Até ao momento, não foi possível perceber por que razão o Beluga XL, que descolou de Toulouse, França, onde a companhia aérea tem base, se dirigiu ao aeroporto do Porto para este treino. O JN tentou obter esclarecimentos por parte da construtora europeia, mas ainda não obteve resposta.

Com capacidade para transportar uma carga útil até 50 toneladas, este modelo de avião baseado no A330 foi pensado e é utilizado para transportar peças de outros aviões entre as várias instalações da Airbus.