13.02.2018

Desfile

Galegos brilham no Carnaval de Caminha

Galegos brilham no Carnaval de Caminha

Uma comparsa galega (grupo de foliões), com 80 participantes, oriunda de Tomiño, na Galiza, representando caixas de música com joias, arrebatou esta segunda-feira o primeiro prémio no desfile noturno de Carnaval de Caminha.

O grupo encheu de brilho e música as ruas daquela vila, onde o frio severo não demoveu milhares de pessoas de assistir ao corso. Este ano, a participação de galegos na iniciativa superou a dos portugueses, tanto em número como na qualidade das produções.

Dos 22 grupos participantes, 12 vieram da Galiza, a maioria de municípios ribeirinhos do rio Minho, mas também de Vigo (2), sendo os restantes 10 oriundos da região. Nas participações individuais, das 13 inscritas, três também foram galegos.

Apesar da forte presença galega a conquistar os lugares cimeiros do concurso, os portugueses também se evidenciaram, com temas relacionados com o mar e às lides taurinas.

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, que organiza o desfile, este ano com um total de cinco mil euros em prémios, destacou, no final, a componente luso-galega que se torna cada vez mais presente na iniciativa. O autarca celebrou também o êxito crescente do desfile carnavalesco noturno daquela localidade e "a amizade e os laços que unem cada vez mais estes dois povos".

ver mais vídeos