06.05.2018

Queima das Fitas

Imagens da festa e da emoção da Bênção das Pastas do Porto

Imagens da festa e da emoção da Bênção das Pastas do Porto

A Missa da Bênção das Pastas realizou-se este domingo no Largo do Amor de Perdição, em alternativa à Avenida dos Aliados, devido aos festejos da vitória no campeonato do F. C. Porto.

"Queridos jovens, por favor, não olhem para a vida a partir da varanda, entrem na vida. Caros jovens, não olheis para a vida a partir da varanda, para ver quem passa, sejam aqueles que passam, para fazer uma vida mais humana", pediu o bispo do Porto, Manuel Linda, na homilia da Missa da Bênção das Pastas da Queima das Fitas do Porto.

Manuel Linda insistiu no apelo: "Ide para a rua, para o meio da multidão, porque é lá o nosso lugar. Estou convencido de que vós no meio da multidão humana sois capazes de acrescentar mais-valia numa sociedade que anseia felicidade e que a tem de procurar nas boas relações que se criam entre nós".

O bispo convocou, assim, os finalistas da Academia do Porto a fazerem "parte da caminhada, que não se faz à margem da coletividade, mas bem no meio dela", e a sujarem "as mãos na realidade" da sociedade.

"Por isso, não penseis tanto em vós, pensai nos outros, não valorizeis só a vossa pessoa como a meta última dos vossos cursos", sublinhou.

O bispo do Porto lembrou também que "na igreja existem muitas vagas por preencher, para o ministério sacerdotal e para outras funções".

"Algum de vós sente o chamamento? Seria muito agradável que algumas vagas fossem preenchidas por vós", afirmou.

Manuel Linda, que foi em 15 de março nomeado pelo Papa Francisco para dirigir a diocese do Porto, fez ainda, no âmbito da comemoração do Dia da Mãe, uma saudação especial a todas as mães presentes na cerimónia, lembrando aos finalistas o papel destas mulheres na sua educação. "As pastas que tendes neste momento no ar são o tributo às vossas mães", disse.

ver mais vídeos