Salvamento

Resgatados sete pescadores em perigo a sudeste da ilha Terceira

Foto Ivo Pereira/global Imagens

A Marinha informou que coordenou o resgate na madrugada deste sábado de sete pescadores de uma embarcação que navegava a cerca de 50 milhas náuticas (cerca de 93 quilómetros) a sudeste da ilha Terceira, nos Açores.

Em nota enviada à imprensa, a Marinha diz que a operação arrancou cerca das 00.41 horas e deu-se através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes.

"O alerta foi recebido através do sistema de comunicações de socorro no mar, tendo o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada estabelecido comunicações rádio com a embarcação de pesca em perigo. O mestre informou que o navio estava a alagar e que necessitava de assistência imediata", frisa a entidade.

Para o local foi desviado o navio de cruzeiro "Norwegian Jade", que se encontrava a navegar a cerca de 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros) do pesqueiro, e foi ativado o helicóptero da Força Aérea Portuguesa EH-101 e a corveta António Enes, da Marinha.

"Chegado ao local, o navio de cruzeiro efetuou o resgate dos sete náufragos, tendo posteriormente informado que todos estavam ilesos e não necessitavam de cuidados médicos", concretiza a Marinha.

Os sete tripulantes resgatados seguiram a bordo do "Norwegian Jade" rumo ao porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tendo atracado neste porto pelas 7.37 horas, diz ainda a autoridade.