Acidente ao largo dos Açores continua a ser monitorizado pelas autoridades portuguesas.
Entre os cerca de quatro mil carros transportados pelo "Felicity Ace", o navio de carga que, na terça-feira, afundou ao largo dos Açores, estavam "579 elétricos", divulgou esta quarta-feira o Ministério do Mar (MM).
Em comunicado, o MM explica que o alerta para o incêndio a bordo foi dado a 16 de fevereiro pelo próprio comandante do navio que se encontrava em rota da Alemanha para os Estados Unidos. A bordo levava veículos de luxo, como Porsche, Audi, Lamborghini e Volkswagen, incluindo 579 elétricos.
Apesar dos esforços, o navio "não resistiu aos danos estruturais e afundou" anteontem, com "toda a carga e combustível", descreve o MM, especificando que o acidente ocorreu "a sul da sub-área dos Açores da Zona Económica Exclusiva portuguesa, em local não classificado como área marinha protegida".
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, diz que é "fundamental agora continuar a acompanhar eventuais derrames de combustível ou de outras substâncias tóxicas", avaliando o "impacto do seu afundamento nos fundos marinhos e em eventuais ecossistemas vulneráveis".