Horta

Navio que transporta quatro mil carros com focos de incêndio menores nos Açores

Navio que transporta quatro mil carros com focos de incêndio menores nos Açores

Os focos de incêndio a bordo do navio mercante Felicity Ace, ao largo do Faial, nos Açores, "são menores" e "os trabalhos de arrefecimento da estrutura exterior do barco estão a revelar-se produtivos", informou esta segunda a autoridade marítima.

"Os focos de incêndio são menores. Os trabalhos de arrefecimento da estrutura exterior do navio, feito pelos rebocadores, estão a revelar-se produtivos no abaixamento das temperaturas" da embarcação, disse à agência Lusa o capitão do Porto da Horta, Mendes Cabeças.

O Felicity Ace, que transportava cerca de 4000 automóveis, que se destinavam ao mercado norte-americano, emitiu na quarta-feira um alerta, por ter "fogo ativo no porão de carga", quando estava a cerca de 90 milhas náuticas (cerca de 170 quilómetros) a sudoeste da ilha do Faial.

PUB

O capitão do Porto da Horta, na ilha do Faial, revelou que "um dos focos do incêndio estará localizado na casa da máquina" e essa é a principal preocupação da empresa holandesa contratada pelo armador, já que os técnicos "pretendem ir a bordo combater o incêndio, desde que reunidas as condições" para tal.

Mendes Cabeças garantiu que "não está registado neste momento qualquer foco de poluição", apesar de o navio ter a bordo grandes quantidades de combustível, além das baterias dos automóveis.

Os 22 tripulantes que estavam a bordo do Felicity Ace foram resgatados em segurança na passada quarta-feira, pela Força Aérea Portuguesa, enquanto a Marinha fez deslocar para o local o navio de patrulha oceânico NPR Setúbal, para acompanhar a evolução do acidente.

Além de dois rebocadores que já estavam no local, Mendes Cabeças adiantou que já deverá ter chegado hoje "um terceiro rebocador", com mais técnicos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG