Açores

Sismo de 3,2 registado ao largo da ilha do Faial

Sismo de 3,2 registado ao largo da ilha do Faial

Um sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter foi registado, esta sexta-feira de manhã, com epicentro a cerca de 26 quilómetros a noroeste do Capelo, na ilha do Faial, nos Açores, anunciou a Proteção Civil.

De acordo com uma nota do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 11.09 horas locais (12.09 horas em Portugal continental) e teve "magnitude 3,2 na escala de Richter e epicentro a cerca de 26 quilómetros a noroeste do Capelo, na ilha do Faial".

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada nas freguesias do Capelo e de Castelo Branco", segundo o mesmo comunicado enviado às redações.

Ainda "na ilha do Faial, o evento foi sentido com intensidade III nas freguesias da Praia do Norte, Feteira, Matriz e Praia do Almoxarife", de acordo com o CIVISA, acrescentando que, "no Pico, o sismo foi sentido com intensidade III na freguesia de São Roque".

A crise sísmica, que ocorre numa zona entre os 25 e os 35 quilómetros a oeste do Faial, já provocou mais de cinco mil eventos, sendo que mais de 50 foram sentidos pela população, sete com magnitude superior a 4 na escala de Richter.

O mais intenso sismo desta crise foi registado em 18 de novembro e teve magnitude de 4,7.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG